Etapa 01
REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
Com a elaboração deste relatório, queremos mostrar que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, seu desenvolvimento, sua organização, grupos sociais e cultura. Além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas estruturas sociais.
A obra trata do estudo que rege a vida cotidiana que é objeto de interpretação, essa realidade social da vida cotidiana é dividida entre um indivíduo e outro, num sistema de relação entre homens que lhe atribuem significado e sentido, o método usado é a análise fenomenológica.
Essa situação é a que consegue reproduzir situações que acontecem no momento da interação de um individuo. Não se pode esconder as interpretações, os gestos, e movimentos faciais no momento de uma conversa. Na vida cotidiana a linguagem é exigida ao máximo diferentemente de outras realidades, como a linguagem artística.
A realidade da vida cotidiana é expressa e representada por sinais e pela linguagem, isto é fundamental para que ocorra o conhecimento, além da interação direta existem outras influenciadas por fatores como o tempo, que exigem outra forma de transmissão. É ai que surge a linguagem e os sinais.
O tempo já existe antes do homem entrar na realidade cotidiana e continuará existindo depois de sua morte, essa estrutura de tempo de uma sociedade é complexa e influencia diretamente na consciência dos indivíduos, sendo assim repressiva, e essa estrutura temporal fornece a estrutura de tempo e espaço que vai influenciar o indivíduo no mundo.
O homem através de sua condição racional, não tem um ambiente ou meio pré-definido biologicamente, diferentemente dos outros animais não racionais que têm um habitat previamente definido. O homem vai sendo educado de acordo com seu ambiente social, as condições ao qual o homem e submetido não são causas