subjectivismo em etica
Subjetivismo: é um tema filosofico que não admite outra realidade se não a realidade do ser pensante. Em ciências sociais, modo de pensar que enfatiza ou leva em conta exclusivamente os aspectos subjetivos (como intenção, ação, consciência,) daquilo que é estudado ou daquele que estuda ou interpreta qualquer coisa,” a verdade é a mentira de cada sujeito”.
«Segundo o subjetivismo moral, na ética só há opiniões pessoais e não verdades universais; cada individuo tem a sua “verdade”.
-Para os subjetivistas, os juízos morais descrevem apenas os nossos sentimentos de aprovação ou reprovação acerca das pessoas e daquilo que elas fazem. O certo e o errado dependem, portanto, dos sentimentos de cada pessoa. Assim, quando afirmamos que uma acção é errada estamos apenas a dizer que temos sentimentos negativos em relação a ela.»
Assim no subjectivismo, um juízo moral é verdadeiro se estiver de acordo com os sentimentos de uma pessoa,e Só é falso se não estiver de acordo com esses sentimentos.
Ou seja: dizer “X é correto” significa “gosto de X” ou “aprovo X”; dizer “Y é incorreto” significa “não gosto de Y” ou “desaprovo Y”.
-Na Componente subjectivismo, para certas pessoas as questões éticas são apenas meras disputas de opinião “cada um tem a sua opinião, e ninguém está certo ou errado’’ logo,Para o subjectivismo quem age conforme os seus sentimentos, crenças ou desejos está correcto.Os juízos morais só têm valor, se o que estão a dizer for de acordo com os seus sentimentos; logo se uma pessoa achar correcto a pena de morte e outra não, ambas estão correctas, apenas têm pontos de vista diferentes sobre determinados assuntos.
Exemplo 1: Eu acho correcto o uso de internet na faculdade.
Na minha opinião é correcto usar internet na faculdade,pois estou a afirmar de acordo como os meus sentimentos . Para outros pode estar errado,mas só porque temos todos opiniões diferentes cada um tem a sua