Estética
Centro de Artes e Comunicação
Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística
Disciplina Estética “A” – 2014.2
Professor Carlos Newton Júnior
1o Exercício
Aluna: Eduarda Corte Real Curra Data: 17/12 Nota:
1. Em que medida podemos afirmar que a Estética é um produto do século XVIII?
Na Grécia podemos encontrar os primeiros registros escritos do questionamento estético mas foi na Alemanha do século XVIII que começaram a estudar, de maneira sistemática, os problemas da Beleza e da Arte, quando a Estética toma forma como disciplina.
2. Por que, para Ariano Suassuna, a expressão “Filosofia da Beleza” definiria melhor a Estética do que as expressões “Filosofia do Belo” e “Filosofia da Arte”?
Ariano afirma que ao definir a Estética como Belo, como diziam os filósofos mais tradicionais, estariam sendo negados grandes artistas adeptos à Arte do Feio, que não se prendiam ao Belo e, além disso, seria uma negação do pensamento pós-kantiano onde a valorização da arte que se baseia no Feio e no Mal são grandes conquistas para o “verdadeiro entendimento da Arte e da Beleza”.
Comentando Bergson, Ariano conclui que a Filosofia da Arte deve ser tratada como o núcleo da Estética.
Em resumo, Ariano define a Estética como Filosofia da Beleza, tratando a Beleza incluindo o Feio e o Mal, o Trágico e a Aspereza, além do Belo, como os pós-kantianos.
3. Sendo a Estética uma atividade reflexiva que tem por objeto de estudo a Beleza, poderíamos dizer que cabe a ela atribuir juízo de valor a uma determinada obra de arte? Explique.
4. Diferencie, em linhas gerais, Estética de Poética.
A Estética se ocupa das formas e elementos constituintes, é mais abstrato e por isso faz parte da Filosofia e da História da Arte, seu foco é a visualidade, o texto visual. A Poética, por sua vez, está ligada às narrativas, poemas e poesias, o foco é o texto verbal, como são organizados.
5. Pode, o novo, em arte, ser compreendido sem relação