Estética
Grandes Invenções dos Séculos XX e XXI
ESTÉTICA - Resumo
Apesar da estética ser uma das grandes invenções dos últimos dois séculos, sua origem é bem mais antiga do que pensamos. Estética é um ramo da filosofia.
A estética é matéria de estudo desde a antiguidade e tem o objetivo de analisar a natureza do belo e dos fundamentos da arte. É o estudo do que é belo.
A palavra estética vem do grego e significa “aquele que nota, que percebe”.
Num sentido mais amplo, refere-se a tudo o que embeleza a existência do homem: o vestuário, a casa, o carro e o corpo humano.
Durante séculos foi matéria de estudo, junto com outras disciplinas.
Com procura dos estudiosos por hábitos de vida saudáveis, uma saúde melhor, uma melhor qualidade de vida e maior tempo de vida, a estética passou a ser de grande interesse para o mundo, pois também passou-se a dar uma valorização enorme para a aparência, para o visual.
É por isso que os cientistas, os farmacêuticos e as grandes indústrias de beleza e cosméticos passaram a vê-la como uma grande invenção e enorme fonte de renda, por ser uma área extremamente lucrativa, com diversos métodos de tratamento e uso de inúmeros tipos de produtos, tudo com a finalidade de melhorar a aparência do indivíduo.
Atualmente a estética é um curso de faculdades e é extremamente procurada. Também existem vários centros e clínicas de estética, onde pessoas podem fazer vários tratamentos com o objetivo de melhorar a sua aparência física.
O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Ele conta com diversos cosméticos e aparelhos de alta tecnologia para isso.
Tratamentos como, drenagem linfática, modeladora, limpeza facial, depilação, hidratação e progressiva, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial, fazem parte dos procedimentos da estética.
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da indústria da beleza, atrás