Estética e Educação Física
Aluno: Lailton Silva Costa
Disciplina: Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação Física
Professor: João Franco Lima Estética
A estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. É natural ver esta disciplina levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos de atuação – ela deriva de intenções instigantes, simbólicas ou catárticas? -; acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer estético.
Esta expressão nasce em fontes gregas, aisthésis, denotando ‘percepção, sensação’. As pesquisas concretizadas neste campo têm por meta atingir a natureza dos juízos e da intuição sobre o belo, compreender como agem os sentimentos na interação com os eventos estéticos, assim como pretendem analisar os mais diversos estilos artísticos e modalidades de produção. Da mesma forma a Estética também se ocupa do feio, da ausência do ‘belo’.
Estética Relacionada a Educação Física
A Educação Física na medida em que lida com o corpo na sociedade, tende a ser associada à produção, à formação e ao desenvolvimento de padrões estéticos, deste modo, é preciso desafiar os padrões hegemônicos de corpo.
A estética corporal aparece como um valor de extrema importância em nossa atual sociedade, como sendo a própria imagem corporal e apresenta-se de forma plural, salientando outras formas que não necessariamente estão ligadas à questão disciplinar, envolvendo aspectos relacionados ao prazer.