jjjjjjj
Personagens redondas- personagens que ao longo da obra alteram o seu comportamento e que evolui durante a obra
Carlos Da Maia-
Personagem Principal, e redonda. alto, bem constituído, de ombros largos, olhos negros, pele branca, cabelos negros e ondulados. homem culto, bem educado, e de gostos requintados, que teve educação à Inglesa.
É corajoso e generoso. Apesar da educação que teve Carlos fracassou devido á sociedade onde se instalou (sociedade parasita e fútil), e também devido à hereditariedade(fraqueza e cobardia do Pai e o egoísmo e espirito boémio da mãe)
Maria Eduarda-
Personagem principal redonda alta, loira, bem feita, sensual e comparada á estátua de vénus existente no jardim do ramalhete.
Ao contrário das outras personagens femininas Maria Eduarda nunca é criticada-Tem poucos traços característicos.
Pedro da Maia-
Personagem secundária e redonda
Pedro da Maia era fraco e de grande instabilidade emocional.
Tinha assiduamente crises de melancolia negra.
Pedro é vítima da sua educação à portuguesa, tradicionalista.
O seu único sentimento vivo e intenso fora a paixão pela mãe e por Maria Monforte. Demonstra uma grande cobardia moral (patente no seu suicídio face à fuga da mulher).
Falha no casamento e falha como homem.
Maria Monforte-
Personagem secundária e redonda
Costumavam chamar-lhe “a negreira”. Apaixonou-se por Pedro e casou com ele, mas Afonso não queria. Mais tarde foge com o napolitano, Tancredo, levando consigo a filha, Maria Eduarda, e abandonando o marido , Pedro da Maia, e o filho , Carlos Eduardo.
É indiretamente descrita, através do relato da sua filha, como irresponsável e imoral. É, em parte, a culpada de todas as desgraças da família Maia. Morre na miséria, deixando um cofre a um conhecido português - Guimarães - com documentos que poderiam