Estática das construções
Definição
◦ Estruturas são sistemas compostos de uma ou mais peças; ◦ Ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável; ◦ Isto é, um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmitilas até seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante.
Classificação das estruturas
◦ Definição de componentes de uma estrutura Os componentes de uma estrutura são chamados de elementos, barras ou membros estruturais, que devem ser capazes de receber e transmitir esforços. Podem ser: Unidimensionais: Vigas, pilares, barras, travessas, colunas etc. Bidimensionais: Folhas: as lajes e as paredes. Tridimensionais: Sólidos, blocos etc.
Classificação quanto aos elementos estruturais ◦ Estruturas reticuladas (compostas de barras):
Vigas, pórticos planos e espaciais, treliças planas e espaciais, grelhas, etc. As barras são os elementos em que uma das dimensões é bastante maior que as outras duas, as dimensões da seção são nitidamente menores que a extensão da sua linha central. Barras de forma prismática são retas e de seção constante. Ex.: Pilar de concreto: 15x15x300 (cm), Viga de concreto: 12x40x400 (cm), Treliça: 2x4x120 (cm)
Classificação quanto aos elementos estruturais ◦ Estruturas de superfícies (folhas):
Placas (lajes) e Chapas (paredes, vigas paredes). As folhas são os elementos em que uma das dimensões é bastante menor que as outras duas, a espessura é nitidamente menor que as dimensões da seção. As placas recebem cargas normais ao seu plano e as chapas na direção de seu plano. Ex.: Laje: 300x400x10 (cm) Parede: 300x260x12 (cm)
1
15/8/2012
Classificação quanto aos elementos estruturais ◦ Estruturas de volume:
Blocos de fundação, barragens de gravidade etc. São os elementos tridimensionais em que as dimensões são de mesma ordem de grandeza. Ex.: Bloco de