Estágios iniciais do conflito edipiano - resumo
De acordo com as observações percebe-se que se alimentar é algo complexo e subjetivo; cada individuo se alimenta, ingere aquilo que gosta que lhe da prazer. Somos orientados em todo tempo, seja pelos que nos rodeiam ou pela mídia, a nos alimentar de forma correta, saudável e nutritiva, em contrapartida somos bombardeados com propagandas, anúncios ou pelo comportamento dos que estão a nossa volta, com alimentos que culturamente não se enquadram como tão nutritivos assim.
Prova disso é que em outras culturas as pessoas utilizam como alimentos coisas que muitos de nós simplesmente abominamos como insetos: larvas, vegetais de aspecto, odor e sabor duvidosos, em fim faz parte daquela determinada cultura, faz parte da formação desse povo.
Mas e pra nós? O que vem a ser alimento saudável e nutritivo?
Como se adquire esse alimento saudável e nutritivo?
Talvez a Nutrição nos dê se não uma resposta, ao menos um norte no sentido de falarmos de hábitos alimentares.
Segundo o site www.informacaonutricional.blog.br/,
“ nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças. Alimentar-se é o ato de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes. Sendo assim nutrição é o conjunto de fenômenos físico-químicos e fisiológicos que se passam no interior do organismo e mediante os quais este recebe e utiliza os materiais fornecidos pelos, alimentos que lhe são necessários para a formação e manutenção da sua matéria viva. A nutrição, como ciência, estuda as quantidades ótimas de constituintes dos alimentos que o organismo precisa e a forma como são utilizados.”
A nutrição nos indica então exatamente o que é saudável, o que é nutritivo; alimentos ricos em vitaminas, fibras, cereais, frutas, verduras, tudo de baixo teor calórico e de baixíssimo