Servidores de Dominio
Os servidores de domínio, ou DNS, apesar de completamente ocultos temuma importância incrível e são fascinantes. O sistema DNS forma uma das maiores, mais ativas e mais distribuídas bases do planeta. Sem o DNS, a internet acabaria rapidamente.
Toda vez que se usa um nome de domínio, os servidores de domínio da internet (DNS) estarão traduzindo os nomes de domínio legíveis em endereços de IP conhecidos pela máquina. Durante um dia de navegação e envio de e-mail, os servidores de domínio podem ser acessados inúmeras vezes.
Os servidores de domínio traduzem nome de domínio em endereços de IP. Isto parece uma tarefa simples, e seria, exceto por cinco razões:
Atualmente existem bilhões de endereços de IP em uso, e a grande maioria das máquinas possui um nome legível associado.
Nomes de domínio e endereço de IP mudam diariamente.
Novos nomes de domínio são criados todos os dias.
Milhões de pessoas trabalham na mudança e no acréscimo de nomes de domínio e endereços de IP constantes.
Para manter todas as máquinas da internet em perfeito funcionamento, cada uma delas é associada a um ciclo de endereço chamado IP.
Quando abrimos um navegador, devemos digitar uma URL, como http://www.google.com que contém nome de domínio “google.com”. este endereço é de fácil memorização para as pessoas, mas não para as máquinas é ai que o servidor DNS entra.
As máquinas utilizam um padrão de comunicação entre si, que é feito através de números de IP.
Quando uma máquina está conectada a internet, isso significa que ela pode fazer conexão com qualquer outra máquina.
O servidor DNS é responsável por “traduzir” ao URL de domínio ou endereço de IP, reconhecidos pelas máquinas em um dia normal utilizamos isso inúmeras vezes.
Cada máquina que esteja conectada a uma rede qualquer tem seu endereço de IP próprio. Os dispositivos que gerenciam conexões em rede também tem um endereço de IP específicos, e a internet também pode ser usada para integrar redes