estágio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7 1 INTRODUÇÃO
A Educação Infantil é um tempo e espaço destinado ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade. Olhar para a infância e para as suas especificidades demanda curiosidade, pesquisa e desejo de compreender as crianças.
O Referencial Curricular Nacional contempla uma educação infantil permeada por brincadeiras, cuidados e ações educativas. Para atender uma educação de qualidade, precisamos de um profissional capacitado e comprometido com o processo educacional.
Apesar de todos os avanços legais voltados para a educação da criança pequena, não podemos deixar de levantar a necessidade de lutarmos por uma educação infantil de qualidade que prime pela formação humana. Por isso, é importante ressaltar a defesa da indissociabilidade entre o cuidar e o educar que deve caracterizar as ações escolares voltadas para este nível de ensino, a presença do Lúdico na organização do trabalho pedagógico, contextualizar a importância da roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade da criança, o ambiente alfabetizador e a importância do Planejar e Avaliar o trabalho pedagógico do professor de Educação Infantil.
Estas ações escolares com as crianças de 0 a 5 anos devem interferi positivamente sobre o desenvolvimento infantil. Assim, tais ações colaboram no repensar da prática pedagógica, permitindo o professor ter condições de planejar atividades que realmente possibilitem uma aprendizagem.
2 DESENVOLVIMENTO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, considera a educação infantil como primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade ( Art. 29).
Infelizmente, ainda hoje, encontramos inúmeros centros de educação infantil que conservam em seu agir educacional