estágio
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Inúmeras foram as mudanças que aconteceram na sociedade brasileira e que implicaram diretamente na instituição escolar, como também em outros ambientes, dentre elas uma ampliação nas discussões referentes à importância da música, jogos e brincadeiras para os seres humanos, principalmente aqueles de tenra idade.
JUSTIFICATIVAS
Este trabalho parte da definição de conceitos e busca sua efetivação em uma sala de aula/escola. Todavia, não fazem menção às leis educacionais que apontam pra a necessidade da criança cantar, jogar e brincar, assim como não fazem referência quanto à parceira/apoio da direção, coordenação, professores e famílias para um melhor desenvolvimento daquilo que é proposto.
OBJETIVOS
A proposta do presente estudo é verificar a presença/ausência de atividades que envolvem a utilização da música, jogos e brincadeiras em uma escola pública municipal. Nesse sentido, o objetivo principal é verificar a opinião de duas professoras da rede municipal de ensino a respeito da utilização de músicas, jogos e brincadeiras no ambiente escolar. Assim, foram selecionadas duas professoras de uma instituição escolar para que respondessem a um questionário, cujo objetivo era realizar um levantamento do perfil destas profissionais, da presença/ausência da música, jogos e brincadeiras em sua sala de aula; sua utilização e contexto em que se apresentam.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS
A escola selecionada para participar do estudo foi uma escola municipal localizada na cidade de Salinópolis - PA, denominada “Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Iolanda Quadros”. Foram vários dias de visita à escola, em vários momentos e em variadas turmas, a fim de poder verificar como ocorriam (se ocorriam) os momentos de música, jogos e brincadeiras; quem os propunha; quem