estágio supervisionado
O Estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino.
É como ele que o aluno adquirir experiência profissional para o mercado de trabalho, pois ele é o primeiro contato para o futuro de um professor. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá construir futuras ações pedagógicas (PASSERINI, 2007).
Enquanto aluno do curso de licenciatura, o estagio torna-se fundamental para a sua formação, porque assim aprendemos a lidar com os estudantes, com os outros professores, com a própria criatividade e vontade de lecionar, com os desafios enfrentados dentro da educação e até com o equilíbrio entre a prática e a teoria, entre uma serie de outras coisas.
É no momento do estágio supervisionado que vai se tornar possível, para o estagiário, utilizar os conhecimentos teóricos na prática, sempre buscando fazer uma reflexão após cada aula, em busca melhorias e mudanças ao longo deste período. Já que as duas são praticamente distintas, o aluno ver na prática o que ele apreendeu na teoria, mas de um modo totalmente diferente. Sendo que cada espaço escolar se diferencia uns dos outros.
O Estágio Supervisionado é muito importante para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Além disso, o estudante aprende a resolver problemas e passa a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.
Referências Bibliográficas
Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9394/96, de
20 de dezembro de 1996