estágio curricular
Conhecendo as modalidades da Gestão na escola campo, analisamos em relação aos profissionais da Instituição, e descrevemos um relatório analítico-descritivo, os aspectos importantes que observamos. Nas instituições ocupar o cargo de gestor, seja em qualquer um dos aspectos estudados, é sempre difícil, pois sempre teremos que lidar com um fator social que é extremamente relevante: o ser humano.
O gestor precisa administrar com flexibilidade lidando com diversos tipos de profissionais e com um único objetivo fazer da instituição um ambiente social para profissionais e, principalmente, os educandos. Porém, se ocupa um papel de um pedagogo, deve-se ter autonomia, para trabalhar em equipe, pois este lida como mediador da família x escola, e ainda tem que abrandar situações que venham prejudicar o plano pedagógico, buscando resolver em parceria.
Como educador também se torna complicado, o mesmo precisa ter paciência, tolerância, pois este lida com pedagogo, professores, diretor, alunos e com a comunidade em geral.
Cabe ressaltar que, é necessário que existam uma parceria entre professor e equipe pedagógica na tomada das decisões. Os atendimentos aos pais. Pois é preciso que os professores tenham a sabedoria para surpreender e provocar os alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. È importante que, ambos trabalhem em equipe, visando o bem coletivo, tornado um profissional competente bem sucedido.
Na atividade da atuação do Gestor, o mesmo deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso da instituição, além de exercer uma liderança administrativa e pedagógica que promova a valorização e desenvolvimento todos da escola.
Portanto, na gestão democrática participativa, é preciso que todos os ingredientes canalizem para a realização dos objetivos educacionais, nos seus processos e meios, sem perder de vista a relação com a formação humana.
Para conduzir a