Células
Piratuba- S.C.
Células
Alunos: Carlos Eduardo da Silva, Marina Dal Bello e Thays Cristina Lenhardt
Professora: Cristiane Moreira da Silva
Disciplina: Biologia
Série: 1ª I matutino Data: 12/03/2014
Descoberta das Células
Ao observar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”. O que de fato Hooke viu era apenas o envoltório da célula, pois a cortiça é um tecido de células mortas que serve para proteger o caule das árvores. Anos depois Robert Brown observou que o espaço de vários tipos de células era preenchido com um material de aspecto gelatinoso, e que em seu interior havia uma pequena estrutura a qual chamou de núcleo. Em 1839, o zoólogo alemão Theodor Schwann concluiu que todos os seres vivos, tanto plantas quanto animais, eram formados por células. Consequentemente anos mais tarde essa teoria ficou conhecida como teoria celular.
Inicialmente acreditava-se que as células originavam-se da aglomeração de algumas substâncias. No entanto em 1878, o biólogo alemão Walther Flemming descreveu em detalhes a divisão de uma célula em duas e chamou esse processo de mitose.
As organelas foram desvendadas no decorrer do século XIX, essas eram incumbidas de exercer distintas funções internas das células, com o passar do tempo foi sendo aceita a ideia de que a célula é a mais reduzida porção de um todo em um organismo, conservando sua particularidade da vida, então as células são capazes de se nutrir, crescer e multiplicar dentro de um organismo.
Células Procariontes
As células procariontes apresentam um número reduzido de membranas, estando geralmente presente somente a membrana plasmática. Não apresentam um envoltório nuclear separando os cromossomos do citoplasma.
Organelas
Ribossomo, que possui a função de realizar a síntese de proteínas.
Organismos em que se encontram
Somente no reino monera -