Acesso à Informação
Prof. Me. Roberto Felício de Oliveira
Tema: Qualidade de Software
1. Introdução
O principal objetivo da engenharia de software é ajudar a produzir software de qualidade. Conceitos de qualidade são imprecisos e difíceis de serem aceitos por todas as pessoas, no entanto, métricas de qualidade de software surgem desde a década de 70 e vêm se desenvolvendo de forma a ajudar no processo de desenvolvimento de software.
A garantia de controle de qualidade de software está intimamente relacionada a atividades de verificação e validação e estão presentes em todo o ciclo de vida do software.
Em algumas organizações não existe distinção entre essas atividades.
Entretanto, a garantia de qualidade e os processos de verificação e validação de software devem ser atividades distintas. A garantia de qualidade é uma função gerencial, enquanto que a validação e a verificação são processos técnicos no desenvolvimento de software. Sendo assim, existem diversas definições. Algumas pessoas que tentaram uma definição simples chegaram a frases como:
Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes
Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes
Qualidade é escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito
Segundo a atual norma brasileira sobre o assunto (NBR ISO 8402), qualidade é:
"A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas."
Nota-se que esta definição formal exige alguns complementos, principalmente para definir o que são as entidades, as necessidades explícitas e as necessidades implícitas. A entidade é o produto do qual estamos falando, que pode ser um bem ou um serviço. As necessidades explícitas são as próprias condições e objetivos propostos pelo produtor. As necessidades implícitas incluem as diferenças entre os usuários, a evolução no tempo, as implicações éticas, as questões