exame clinico da mama
Momentos propedêuticos
O exame clínico das mamas deve ser uma rotina realizada por um profissional (médico ou enfermeiro) na época do exame ginecológico e tem como objetivo a detecção de neoplasia maligna ou qualquer outra patologia incidente. Ele requer momentos propedêuticos obrigatórios, mesmo que, à simples inspeção, elas aparentem normalidade.
Inspeção
A inspeção deve ser feita com boa fonte de iluminação natural ou artificial. A mulher deve estar em pé ou sentada e deverá observar-se, primeiramente, com os braços ao longo do tronco; posteriormente com os braços levantados; finalmente, com as mãos nos quadris, pressionando- os, com o objetivo de salientar os contornos das mamas.
Atentar para:
- Forma, volume e simetria das mamas e eventuais retrações nas mesmas.
- Coloração e alterações da pele.
- Aréolas e papilas.
Palpação
A palpação deve incluir a região axilar e a mama, desde a linha médio esternal até a clavícula e, lateralmente, até o início da região dorsal. Deve ser realizada em dois momentos:
- Mulher sentada - Palpar profundamente as cadeias linfáticas, com atenção para as fossas supraclaviculares e regiões axilares. Atentar para a presença de linfonodos e caracterizá-los.
- Mulher deitada, ombro sobrelevado - Palpar a mama em toda sua extensão, a fim de sentir o parênquima mamário. Atentar para a presença de nódulos e caracterizá-los.
Expressão
Esta é uma etapa subseqüente à palpação e permite detectar a presença de secreção. A presença de secreção papilar pode estar associada a processo inflamatório ou a lesão benigna ou maligna. Atentar para a presença e características da secreção, se purulenta, serosa, sangüinolenta ou cristalina, que deve ser coletada e encaminhada para exame citopatológico, especialmente quando for espontânea. as secreções cristalinas estão mais associadas ao câncer, e as secreções sangüinolentas, aos papilomas.
Auto-exame das mamas
Atualmente, o