Cuidados de Enfermagem
ENFERMAGEM
DOCENTE
Daniele junqueira
DISCIPLINA
ensino clinico ii
ALUNAS
âNELA nIELE bISPO bARBOSA RA 201102207675
FERNANDA RAMOS C. PAULINO RA 201102173185
ANO/ SEMESTRE 2013/2
CÂNCER DE MAMA
INTRODUÇÃO
O INCA (Instituto Nacional de Câncer) menciona que o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e corresponde a 22% dos novos casos a cada ano, é uma doença que afeta principalmente as mulheres em período mais avançado de idade e pode vir acompanhado junto à menopausa ou precocemente. Nos estágios iniciais, o câncer de mama se apresenta móvel, indolor e isolado, o que dificulta sua identificação pelo autoexame.
PREVENÇÃO
Infelizmente não há como prevenir o câncer de mama. O que se pode fazer é o diagnóstico precoce da doença, possibilitando aumentarem as chances de cura da paciente.
O câncer tem vários estágios, e o seu processo de desenvolvimento é lento em geral. No primeiro estágio do carcinogênese as células passam por um processo de modificação de alguns genes, a alteração das células ocorre pelos efeitos carcinógenos. E no segundo estágio a iniciação que foi feito no primeiro, transforma essas células em malignas de forma lenta. O terceiro e ultimo estágio é a multiplicação descontrolada e irreversível das células.
Mais de 90% dos cânceres de mama são detectados inicialmente pelas próprias pacientes. Dentre aquelas que não se submetem a um autoexame preventivo de câncer de mama, a descoberta se dá de maneira acidental e, aparentemente tardia.
O exame clínico é ainda mais eficaz na constatação da doença, pois com procedimentos específicos, como a mamografia é possível identificar nódulos de até 0,5 cm. Esse exame é realizado com o objetivo de detectar e monitorar possíveis anomalias que possam desenvolver o câncer de mama.
É sugerido que o autoexame da mama seja realizado todos os meses,