Estágio curricular
A escola tem como objetivo, envolver as crianças no período integral (com recreação, alfabetização, artes, informática, educação física entre outras atividades). Trabalhar principalmente o lúdico, sala de leitura entre outros. A escola vem aperfeiçoando seus espaços para um bom desenvolvimento de seus alunos que estudam em período integral, fazendo da alfabetização também uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita. A escola usa o método construtivista para alfabetizar seus alunos, usando textos do cotidiano, sendo muito mais produtivo do que seguir uma cartilha; ela possui o corpo docente com direção- coordenador pedagógico, professores e funcionários de apoio (faxineiras assistente escolar, auxiliares de classe, entre outros); e também regimento interno, proposta pedagógica, atas de reuniões, planejamento anual, tendo a comunidade escolar com professores que são formados conforme a lei exigente; os pais participam de reuniões e atividades extracurriculares como feiras culturais.
► Caracterização
Em 1902, Dutra ingressou na Escola Preparatória e Tática do rio pardo no Rio Srande do Sul, depois, na Escola Militar de Realengo e na Escola de guerra de Realengo.
Em 1922 formou-se na Escola de estado maior. Dutra não participou da Revolução de 30, estando, na época, no Rio de Janeiro, tendo defendido a ambigüidade frente à Revolução de 1930.
Em 1935 comandou a repressão à intentona comunista nas cidades do Rio de Janeiro ,Natal e Recife, uma das primeiras, da I Região Militar, durante o governo provisório de Getulio, que o nomearia ministro da Guerra, atual Ministro da Defesa, em 5 de Dezembro de 1936.
Nesse posto, cumpriu papel decisivo, junto com Getúlio Vargas e com o general Gois Monteiro, na conspiração e na instauração da ditadura do Estado Novo, em 10 de Novembro de 1937. Permaneceu como ministro da Guerra até sair do cargo para disputar a eleição presidencial de 1945.
Após a Segunda grande guerra