Estudos
O Sorriso de Mona Lisa é um filme dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, é um drama romântico lançado no ano de 2003 com duração aproximada de 114 minutos, estrelado por Julia Roberts como Katherine Watson.
O filme retrata os padrões e costumes da década de 50, ocorrido no colégio Weellesley College. Destacando a submissão da mulher na época, onde se relata as dificuldades presentes para aqueles que infligiam às regras estabelecidas naquela atualidade.
Katherine Watson educadora da Weellesley College ao ministrar sua primeira aula, surpreendeu-se com a atitude de suas alunas ao interagir e mostrar seus conhecimentos diante da didática estabelecida. Momento a partir do qual, vem a transparecer as perspectivas da professora opondo-se aos princípios da escola e das alunas, e ao utilizar métodos para ensinar a arte moderna com o objetivo de mudar a visão de suas alunas mostrando-as que a mulher pode além de ser independente conciliar seus objetivos à família.
Embora, na década de 50 o conceito em que o trabalho era algo prioritariamente direcionado aos homens, onde as mulheres eram criadas e educadas para serem donas de casa era presente na época. No qual a grande maioria tinham concepção que era o principal motivo de sua existência, tanto que algumas se impunham contra as ideias e métodos de ensino apresentados pela professora.
Ao decorrer do roteiro vem destacando-se duas alunas com personalidades diferentes, trazendo o despertar da professora para aconselhar suas alunas sobre suas carreiras profissionais.
Enquanto uma mostra-se indecisa quanto a casar-se ou seguir uma carreira profissional, e outra se mostra segura quanto a casar-se, mas acaba sendo protagonista de uma desilusão amorosa, decidindo pedir o divorcio e indo a busca de novos objetivos na vida. Quando a outra protagonista acaba se casando repentinamente e desistindo de sua futura carreira profissional em prol de constituir uma família,