Estudos
CITOLOGIA
Provavelmente você agora está sentado em frente ao seu computador, em uma sala delimitada por paredes. Essas paredes, embora pareçam uma estrutura única são, na verdade, formadas por estruturas menores, os tijolos. Em outras palavras, os tijolos são as unidades de construção das paredes. De maneira análoga1, nosso corpo também é formado por estruturas que se repetem, mantém sua individualidade, mas, em conjunto, formam o nosso organismo vivo: são as células, em geral microscópicas e constituídas por membrana, citoplasma e núcleo As células são as unidades estruturais dos organismos vivos. A célula representa a menor porção de matéria viva dotada de capacidade de autoduplicação independente. De acordo com a Teoria Celular, todos os seres vivos são formados por células. No entanto, essa teoria foi formulada por dois pesquisadores: Schleiden e Schwann, em 1838. Hoje, sabemos que os vírus são exceções a essa teoria, já que são seres vivos que não apresentam estrutura celular. Mas ao mesmo tempo, necessitam de uma célula para se manifestarem como seres vivos. A Citologia é a parte da Biologia que se ocupa do estudo das células, sendo que seu início está relacionado à invenção de aparelhos capazes de aumentar a imagem de pequenos objetos ( lentes e microscópios). Quanto ao tamanho, as células podem ser tanto macroscópicas quanto microscópicas. As células são formadas por três estruturas básicas:
1. Todas as células são envolvidas por uma membrana plasmática, que separa o ambiente interno da célula do meio externo, apresentando permeabilidade seletiva (controla cada tipo de substância que entra ou sai da célula)
2. O citoplasma é formado por uma solução aquosa concentrada, constituída principalmente por água, proteínas, sais minerais e açúcares e delimitado pela membrana plasmática. Mergulhadas no citoplasma, encontramos as organelas citoplasmáticas, estruturas que desempenham as funções vitais celulares tais