ESTUDOS
A importância do afro brasileiro na nossa sociedade? Eles lutaram pra valer. Foi o sustentáculo da economia deste país, desde o início de sua colonização.
O enriquecimento dos produtores de açúcar, do café, os donos da mineração, foi construído pelos braços da população negra, que chegando aqui no Brasil era submetida a condição criminosa de escravos.
Culinária: A partir da fome imposta, passaram a utilizar muitos alimentos alternativos. a feijoada é um exemplo. Todos os ingredientes eram considerados desprezíveis pelos senhores. E hoje está aí, um prato delicioso e muito brasileiro.
Musica:
Música e danças caminham juntas. O Samba em princípio não era um ritmo e sim um nome próprio.
A partir de que Samba começa a cantar e companheiros a dançar, o ritmo e a musicalidade ganham nome de samba, que é impossível deixar o pé quieto, no lugar. Os outros ritmos vão surgindo de acordo com as regiões.
O samba e demais ritmos afros são alegres, porque não exigem silencio. Eram e ainda são prazerosos, pois a coletividade faz com que aumente sua beleza e empolgação. Esta coletividade vem desde a Senzala.
··.
Religião:
O negro tinha sua religião e aqui no Brasil ela se tornava proibida Eles eram obrigados a frequentar a missa aos domingos e a maioria das vezes do lado de fora da igreja.
O que acontecia? No retorno a Senzala, iam praticar seus cultos e na maioria das vezes seus santos tinham que ficar escondidos e no lugar correspondente, era colocado um santo do branco (cristão), evitando ser pegos e penalizados pela sua religião. Surge este sincretismo religioso.
Mas a Macumba não é nada de ruim como se prega.
São várias as manifestações religiosas. Às vezes você encontra na encruzilhada algum prato de alimento (farofa), com velas, etc. Não é mal ou feitiço pra ninguém e sim uma doação aos deuses.
Também muitos povos antigos ofereciam sacrifícios de animais aos seus deuses.