Estudos-vacinas
• Em 16 de novembro de 1904 no Rio de Janeiro, acontece um surto epidêmico de Varíola. Então o presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade, e designou o médico e sanitarista
Oswaldo Cruz, para ser o chefe do Departamento
Nacional de Saúde Pública, é decretada a vacinação obrigatória. Imprensa e povos se revoltam. Surgindo a revolta da vacina, pânico geral. Mas o governo domina essa situação, há inúmeros presos, feridos e mortos.
BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO; 1995.
O que é Vacina?
É um tipo de imunização ativa que tem por objetivo a indução da imunidade específica, impedindo a invasão dos microrganismos, eliminando aqueles que por ventura já ingressaram no hospedeiro, e também neutralizando suas toxinas.
ABBAS, ABUL K.; LICHTMAN, ANDREW H.; PILLAI, SHIV; 2012.
OBS: O vacinador deve levar em conta aspectos específicos relacionados à composição, à apresentação, à via e ao local de administração, número de doses, intervalo entre as doses, idade recomendada, conservação e validade. FUNASA; http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/aspectos_tecnicos.pdf ; 2001.
Contra - Indicação
• Em ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) após o recebimento de qualquer dose.
• Quando houver história de hipersensibilidade ao componentes de qualquer dos produtos.
• Em Crianças com menos de seis meses de idade.
DOAN, THAO; 2008.
Via Condutora de Administração
PARENTERAL
Subcutânea
Intramuscular
Dermojet
Implantação de pellet
intravenosa
Intradérmica
Endovenosa
ORAL
TRIPATHI KD; 2006.
Tipos de Vacina
• Vacinas de vírus vivos atenuados: Atenuação é o processo pelo qual o danos, do microorganismo patogênico é reduzida para um nível "seguro“ sem destruir sua capacidade de estimular uma resposta imune.
• Vacinas de inativados:
vírus
Contêm microorganismos que foram tratados de forma que não