Descobertas do vírus, tipos de vírus, doenças virais, estudo das vacinas e dst's
Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucléico e proteína. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, assim como algumas bactérias, tais como as clamídias.
Descobertas:
Em 1886, o químico alemão Adolf Mayer, ao estudar uma doença chamada Mosaico do tabaco que afeta as folhas dessa planta, provou que a transmissão ocorria quando uma planta doente entrava em contato com uma sadia.
Em 1892, o bacteriologista russo Dmitri Ivanovski, realizou um experimento em que passou um extrato de folhas de tabaco por um filtro fino de porcelana empregado para filtrar bactérias. Ele verificou que esse filtro não retinha o agente causador da doença. Para ele, ou seu filtro estava com defeito, ou esse agente deveria ser uma bactéria menor que as demais conhecidas.
Em 1898, o botânico alemão Martinus Beijerinck, repetiu os experimentos de Ivanovski e comprovou que realmente o agente infectuoso passava pelo filtro de porcelana.
No inicio da Década de 1900 foi feita a distribuição entre bactérias e esses agentes que passam por finos filtros: Os Vírus.
Em 1953, o químico norte americano Wendell M. Stanley conseguiu isolar pela primeira vez o vírus do Mosaico do Tabaco, tornando possível estudar as propriedades químicas dos agentes virais.
Os vírus surgiram de forma independente em múltiplas ocasiões e, apesar de haver alguns grupos de vírus que são monofiléticos eles nãos e encaixam na metáfora da arvore da vida.
Tipos de Vírus:
É possível dividir a classificação dos vírus em três grupos: Adenovírus, retrovírus e arbovírus, vemos na seqüência um pouco mais a respeito de cada um desses grupos.
- Adenovírus: São vírus do tipo DNA, a transmissão do mesmo ocorre por contato direto