Estudos socias
Estão entre os recipientes mais usados em laboratório. A capacidade varia de alguns mililitros até litros. Feitos de vidro pirex resistem bem ao aquecimento, ao resfriamento e ao ataque por drogas químicas. São recipientes de fácil limpeza.
Balão - Fundo chato
Usados para conter líquidos ou como frascos de reação. Os de fundo redondo são mecanicamente mais resistentes e mais adequados a operações que envolvam aquecimento. Os de fundo chato têm a vantagem de não requerer uso de suporte para serem mantidos em posição vertical.
Tubos de ensaio
Tubos fechados numa extremidade, usados para conter pequenas quantidades de material sólido ou líquido na realização de testes e reações químicas. A transparência permite a perfeita observação dos fenômenos que ocorrem.
Funil de vidro comum
Apresenta duas aplicações importantes: na transferência de líquidos para frascos de boca estreita ou em filtração, para suportar o papel grosso (papel de filtro) destinado a reter as partículas grosseiras, em suspensão na mistura sólido-líquida a ser separada.
Vidro de Relógio
Usado para cobrir béqueres, quando for necessário proteger seu conteúdo da contaminação por poeira. Bastante utilizado em pesagens de material sólido.
Proveta
Usada em medidas grosseiras de volume de líquidos, pois comumente é graduada em mililitros (erro da leitura 0,5 ml). Não deve ser aquecida em estufa e nem carregada com líquidos quentes
Pipeta Graduada
São aparelhos de medidas precisas de volumes de líquidos. O líquido é introduzido por sucção, aplicada na parte superior, até acima do menisco. Deixa-se escoar lentamente o líquido para o acerto do menisco e posterior transferência do volume medido
Kitassato
Usado para filtração à pressão reduzida. É utilizado em conjunto com o funil de Büchner para filtrações à vácuo.
Balão volumétrico Usado para preparar e diluir soluções.
Funil de separação ou de Decantação Usado para