ESTUDO SOBRE IMPACTOS ECONOMICOS E SOCIAS DOS ACIDENTES DE TRANSITO NO BRASIL
Pedro Henrique Lopes Pina
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo apontar dados concretos sobre os acidentes de trânsito urbanos e em estradas dentro do território brasileiro assim como os impactos dos mesmos sobre a ótica dos gastos públicos despendidos por conta das suas conseqüências. Assim como mensurar de forma razoável o ônus financeiro para a ultima instancia de agregação de renda para o Estado, o contribuinte. Os resultados apontam que é bastante oneroso para o governo o peso deste gasto, que poderia ser efetuado em áreas onde a falta de recurso é eminente.
Palavras-chave: Acidentes, trânsito, impactos, financeiro.
ABSTRACT:
This paper aims to point out specific data on the accidents of urban traffic and on roads within the Brazilian territory, as well as the impact thereof on the perspective of public expenditure spent on behalf of its consequences. Just like a reasonable way to measure the financial burden for the last instance of aggregate income for the state and the taxpayer. The results indicate that it is quite costly to the government the burden of this expense, which could be made in areas where the lack of resources is imminent.
Key-words: Accidents, traffic, impacts, financial.
INTRODUÇÃO: De acordo com a Comissão Nacional De Acompanhamento Do Projeto Vida No Trânsito ( 2011, pag. 9), os acidentes de trânsito produzem anualmente cerca de 1.300.000 mortes em todo mundo, representando mais de 3.500 óbitos por dia, e aproximadamente, mais de 50.000.000 pessoas ficam com lesões, sequelas e traumas. A mesma publicação aponta que, nas regiões das Américas o trânsito representa a principal causa de morte na faixa etária de 5 a 14 anos e a segunda causa na faixa etária de 15 a 44 anos, resultando em 142.252 mortes anuais, cerca de 5.000.000 de lesionados. Do ponto de vista economico-social os custos referentes a esses acidentes são altíssimos,