ESTUDOS RBEP A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO FUNDAMENTAL: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NO PERÍODO DE 1998 A 2011.
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO FUNDAMENTAL: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NO PERÍODO DE 1998 A 2011.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, muito tem se falado e debatido sobre as causas do sucesso e do fracasso escolar. Pesquisadores, como Polônia e Dessen (2005) e Paro (2007), apontam que tradicionalmente a família tem estado por trás do discurso sobre o sucesso escolar e tem sido culpada pelo fracasso escolar de seus filhos. Segundo Polônia e Dessen (2005), muitas vezes a família é vista como a impulsionadora da produtividade na escola, e o distanciamento da vida estudantil de seus filhos como um provocador em potencial do desinteresse e da desvalorização da educação.
O objetivo deste estudo é buscar compreender que tipo de relação há entre família e escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para com a desmistificação de concepções (dos profissionais e não profissionais da educação) de que é a família ou a escola, ou ambas, as únicas instituições culpadas pelo sucesso ou pelo fracasso escolar das crianças. Este estudo vem se juntar a vários outros que se dedicam a mostrar que são vários os fatores – econômicos, políticos, sociais e culturais– que podem influenciar no desempenho escolar dos alunos. A pesquisa apresentada aqui também faz apontamentos acerca da importância da integração entre família e escola no desenvolvimento da criança e do tipo de participação que se espera que os pais tenham na instituição de ensino, destacando a participação democrática – na tomada de decisões escolares – como a ideal. Com esta pesquisa, buscamos chamar a atenção dos leitores e levantar possíveis reflexões a respeito da real necessidade de revermos as formas como vem se dando a participação das famílias nas escolas.
As transformações ocorridas em nossa sociedade levaram a uma divisão de responsabilidades. Hoje, em nossa sociedade contemporânea, a família não é mais a única responsável pelo