Fichamento
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Disciplina: Metodologia Da Pesquisa
Prof.ª Elisângela Melo
Acadêmico: Weryson Ramos De Morais 1º período
FICHAMENTO
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO
FUNDAMENTAL: UM BALANÇO DOS ESTUDOS
NO PERÍODO DE 1998 A 2011
O dilatar deste assunto, procura primeiramente realizar uma apreciação de análises feito no balanço da produção científica de temáticas de ensino fundamental e alfabetização em vários artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2011. Com finalidade de identificar as disposições e as características dos estudos e a semelhança com o contexto social, econômico e político do País.
“As décadas de 1980 e 1990 foram muito movimentadas, no sentido do debate sobre a democratização do País (...) o Brasil iniciava o processo de distensão política após um longo período de regime de ditadura militar – 1964-1985. Esse movimento ganha força principalmente com a elaboração da Constituição Brasileira de 1988, influenciando o debate nacional sobre a educação, suas concepções, finalidades e compromisso social. É nesse contexto que os estudos e as pesquisas sobre educação, nos seus diferentes níveis e modalidades, começam a aparecer e repercutir nas definições de temáticas de estudos na década de 2000.” (Aida Maria Monteiro Silva, Zélia Granja Porto p. 476. 2012)
Aida Maria e Zélia Granja ao analisar vários artigos chega a concluir que houve maior caso de consideração a educação de qualidade como direito de todos, conforme a Lei nº 9.394/96, no seu art. 5º que põe as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
[...]“O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo”.
(Aida Maria