estudos dirigidos
São dois os princípios que regem a Política Nacional da Habitação: “moradia digna como direito e vetor de inclusão social garantindo padrão mínimo de habitabilidade, infra-estrutura, saneamento ambiental, mobilidade, transporte coletivo, equipamentos, serviços urbanos e sociais”; “articulação das ações de habitação à política urbana de modo integrado com as demais políticas sociais e ambientais”.
À luz dos princípios acima elencados, comente a reportagem “Moradores de áreas de risco da Região Serrana resistem a deixar suas casas”, apresentando seu ponto de vista com argumentos que esclareçam sua posição.
QUESTÃO 2 Habilidades a serem desenvolvidas Operatória(s):
- Capacidade de inferir e interpretar; Específica(s) :
- Encontrar relações, implicações, desdobramentos futuros, causas profundas e formar uma síntese significativa. Dados da questão.
Analise a reportagem abaixo:
REPORTAGEM O programa Minha Casa, Minha Vida articula planejamento urbano à política habitacional?
COLABOROU VALENTINA N. FIGUEROLA
O programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, tem como meta a construção de um milhão de moradias para famílias com renda de até dez salários mínimos. Além do déficit de habitação, o plano visa a combater os efeitos do desaquecimento da economia produzidos pela crise mundial. O objetivo é ambicioso mas, além de elogios, o programa vem despertando críticas, sobretudo no que se refere às questões ligadas ao planejamento urbano. Para muitos, o plano prescinde de mecanismos que favoreçam opções como a reforma de imóveis subutilizados em áreas centrais e urbanizadas. A redação de AU consultou especialistas para saber: o programa Minha Casa, Minha Vida articula planejamento urbano à política habitacional?
Creio que há uma hipótese por detrás dessa pergunta: o pacote deve condicionar os investimentos a uma conciliação entre Plano Diretor e Plano Habitacional para