estudos de personalidade
Quando se pergunta quem foi Bezerra de Menezes e a grande contribuição que trouxe para o Espiritismo é difícil responder... Na estruturação pedagógica do Espiritismo no Brasil... Na Figura do ilustre médico... Ou na figura daquela pessoa que o único objetivo era levar a paz e a fraternidade por onde passava, aonde a mensagem de Jesus de amor ao próximo que lhe conduzia os passos...
O Doutor Bezerra de Menezes foi, em vida, aquela pessoa que se dedicou o amor ao próximo, auxiliando materialmente e espiritualmente aos necessitados que procuravam sua ajuda. Após o seu desencarne, o Espírito de Bezerra de Menezes continua a sua missão evangelizadora no mundo espiritual, conduzindo os espíritos que ainda estão perdidos no mal ou espíritos desviados do bem, que fogem de suas próprias criações mentais de sofrimento e dores morais em abismos espirituais, que eles próprios criaram para si mesmo por seu orgulho e egoísmo, males estes que são a origem de todos os outros. Por isto, queridos amigos, este grande Príncipe da Paz que conquistou a todo o Mundo Espírita no Brasil, através de sua mentalidade muito além do seu tempo e dos seus exemplos pelo bem do próximo, que vem contagiando aos corações de milhares de espíritas, é que prestamos esta singela homenagem a este grande homem.
Exemplos de fé e caridade:
Para falar sobre os exemplos de fé e caridade deste extraordinário Espírito temos também que demonstrar seus feitos, pois a grandeza de uma alma não é medida através de meras Palavras, mas sim por suas atitudes de abnegação e amor ao próximo.
Desde cedo, Bezerra demonstrou uma grande facilidade para os estudos, característica notável nos espíritos mais evoluídos, que possuem por mais evidentes as reminiscências dos conhecimentos de vidas passadas, tendo como principal aspiração cursar medicina.
Bezerra, o Médico:
Foi para o Rio de Janeiro o: em 1851 e, a partir de novembro de 1852, entrou como interno no Hospital da Santa Casa