Estudos de caso
O Centro de Dança Laban, dos arquitetos Herzog & de Meuron, está localizado às margens do Rio Lewisham em Londres. Trata-se de um equipamento de grande porte e um dos mais importantes edifícios voltados ao ensino de dança contemporânea no mundo. Esse projeto foi responsável pela regeneração física, cultural e social do distrito de Depfort, onde está localizado, valorizando a sua área de entorno e tornando-se um marco na paisagem.
O volume do edifício, em forma de caixa arqueada para a entrada principal, configura-se como um gesto amplo e integrador do espaço externo ao interno. Apesar de ter bem marcada a sua presença, a construção se funde, em alguns momentos, com o jardim exterior.
Todas as atividades se distribuem em dois pavimentos, favorecendo a comunicação em todo o edifício. O grande teatro, com capacidade para 300 pessoas, é o coração do projeto e, por isso mesmo, localiza-se no centro da construção; ele funciona como ponto de orientação no pavimento térreo. Interconectando os dois pavimentos, existem duas escadas helicoidais, amplas o suficiente para se tornarem local de encontro. Para garantir a luminosidade natural, três pátios arborizados se articulam e se abrem para o edifício. Eles funcionam também como orientação espacial e conexão visual por todo o projeto.
O programa do Centro de Dança Laban foi de grande importância para o desenvolvimento dos espaços necessários ao meu projeto. Dentre outras coisas, o edifício possui: 13 estúdios de dança de diferentes tamanhos, alturas e cores; lanchonete e bar; teatro; centro de saúde com salas de pilates; biblioteca e pátios internos.
Outro aspecto importante para o meu estudo é o uso de painéis transparentes e translúcidos de policarbonato em diferentes áreas do programa. Os painéis garantem tanto uma flexibilidade de uso no edifício, quanto uma identidade visual através do uso de cores. O uso desses mesmos painéis na fachada do