Estudo
BORGES, M. F. S. T. e SOUZA, R. C. de (org.) A práxis na formação de educadores de educação infantil. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.
CARVALHO, Tânia Câmara Araújo. Educação infantil: subsídios para a formação do professor. Trabalho apresentado no X Colóquio Internacional da AFIRSE, set/ 2001.
COSTA, Simone Rodrigues de Lima. Adaptação na educação infantil: Estratégias de envolvimento dos pais. (Monografia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação. 2003.
DAVINI, Juliana; FREIRE, Madalena (Org). Adaptação: pais, educadores e crianças enfrentando mudanças . São Paulo: Espaço Pedagógico, 1999. (Série Cadernos de Reflexão).
DIESEL, Marlete. A Adaptação escolar: sentimentos e percepções do educador diante da questão. Revista do professor. Porto Alegre, 19 (74): 10-13, abr/jun. 2003.
HENRIQUES, L. A . O período de adaptação na pré-escola em um enfoque psicopedagógico. In: SCOZ, B. J. L. (et al). Psicopedagogia o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
REID, Susan. Compreendendo seu filho de 2 anos. Trad. Cláudia Gerpe Duarte. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM ELO ENTRE A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA.
Luciani Gallo Machado Barreto
Neide da Silva2
Solange dos Santos Melo3
RESUMO: O presente artigo trata a questão do processo de adaptação e socialização da criança na instituição escolar infantil, sendo este um período de mudança e renovação na vida da criança, do professor e da família. Busca entender este momento como um processo que envolve uma rede de relações que implica a escola, seus professores e os pais das crianças, fazendo-se necessário que se definam suas funções nessa passagem. Mostra também uma experiência comprovada através de um projeto de adaptação, trabalhado no Centro de Educação Infantil Eusébio Justino