Estudo
1- O que representou para os índios o processo de colonização do Brasil, a partir da chegada dos Portugueses em 1500? E que aspectos positivos e negativos, foram deixados aos índios pelos colonizadores Portugueses?
A chegada dos Portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe vinda de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses e em especial os padres, foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs (pajés), que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando-lhes de uma terra de abundancia. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.
2- De acordo com Boris Fausto, como este caracteriza aos períodos do Brasil Colonial.
Podemos dividir a história do Brasil colonial em três períodos muitos desiguais em termos cronológicos: o primeiro foi à chegada de Cabral à instalação do governo geral, em 1549; o segundo é um longo lapso de tempo entre a instalação do governo geral e as últimas décadas do século XVIII; o terceiro vai dessa época à Independência, em 1822. O que justifica essa periodização não são os fatos apontados em si mesmos, mas sim aquilo que expressam. O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comércio.
Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela independência.
3- Explique em que fatos se basearam as primeiras tentativas de exploração do Brasil Colonial.
Basearam no sistema de feitorias, adotado na costa africana. O Brasil foi arrendado por três anos a um consórcio de comerciantes de Lisboa, liderado pelo cristão novo Fernão de Coronha ou Noronha que recebeu o monopólio