Estudo
Negociações diretas: os estados que estão em conflito que fazem as negociações diretas entre eles.
Congressos e conferencia: o interesse em conciliar parte de vários países ao mesmo tempo, através de conferencia, para tentar chegar a uma solução pacifica, em regar 3 ou mais países;
Bons ofícios: são prestados normalmente por países interessados em solucionar o conflito sem participar diretamente da mediação, (na verdade é prestado por algum Estado ou de D. Internacional que conversa com os estados em conflito, é como se fosse uma briga entre duas pessoas e vem uma terceira que é amiga dos dois e tenta conciliar/mediar a paz entre os conflitantes).
Mediação: é a mesma coisa que bons ofícios, entretanto há participação direta do mediador que intervém oficialmente no conflito, há uma pessoa de D. Internacional, que nomea um grupo para efetuar a mediação da paz.(aqui é a mediação formal/ institucional).
Conciliação: é uma evolução da mediação, também há participação de 1 terceiro interessado (q pode ser um Estado, pessoa de D. Internacional) existe um grupo formado, e formal, o qual tem reunião com data marcada, durante a mediação tem a salvo conduto (q não pode haver conflito durante a mediação reunião), e o que for decidido nesta reunião deverá ser comprido.
Sistema Consultorio: consiste na solicitação por parte de países interessados no conflitos (pode ser amizade, econômica, ou qualquer razão que o chefe de Estado entender), pede esclarecimentos seja ao próprio grupo em conflito ou então por meio da ONU acerca das razões e consequências do conflito), na verdade o Estado antes de tomar alguma atitude, tem que entender o conflito/obter informações.
Inquérito de investigação: Se o Estado não obtem a informação, o Estado pede investigação a ONU, alguém faz uma denuncia e a ONU manda investigar o conflito/problema, ela investiga e depois divulga o relatório.
EX. Estado