Doença Causadas por Água Contaminada
Cólera
Doença intestinal infecciosa causada pela toxina do vibrião colérico.Contágio:Ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes. O reservatório principal é o homem, mas estudos recentes sugerem a existência em frutos do mar. O período de incubação varia de horas até cinco dias.
Sintomas:Inicialmente, surge diarreia aquosa em grande quantidade, com ou sem vómitos, dor abdominal, cãibras; se não tratado prontamente, pode haver piora do quadro com desidratação severa, choque e diminuição da função renal. O leite materno protege as crianças.
Prevenção:- água potável- tratamento de esgotos- coleta adequada do lixo- higiene dos alimentos
Amebíase
Infecção por parasita ou protozoário que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino, tendo como principal sintoma a diarréia, ou não causando febre e sintomas diferentes dependendo do órgão “invadido”. Mais frequentemente o órgão preferencial a ser comprometido é o fígado.
Contágio:Ingestão de alimentos ou água contaminada com matéria fecal contaminada com os cistos da Entamoeba. Pode-se adquirir de outras formas, mas são bem menos frequentes e estão restritas praticamente a pessoas com a imunidade comprometida.
Hepatite A
Inflamação do fígado causada por um vírus. Pelo seu modo de transmissão, esse tipo de hepatite é típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico. Nesses locais, indivíduos que não tiveram a doença quando crianças, podem adquiri-la em qualquer idade.Contágio:Via fecal-oral, na maioria das vezes com fezes de pacientes contaminando a água de consumo e os alimentos. Pode ocorrer também entre pessoas que utilizam piscinas com água mal tratada e compartilham toalhas e lençóis imperceptivelmente contaminados por fezes, por exemplo.
Febre tifóide
Doença infecciosa grave, causada por uma bactéria, a Salmonela typhi. A doença tem distribuição mundial, sendo mais frequente nos países em