trabalho de educação fisica
As doenças transmitidas pela água são causadas pela falta de água potável e de esgoto, onde se concentram microorganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana. Essas doenças são contraídas especialmente por crianças que pertencem às classes mais pobres, que acabam morrendo desidratadas, vítimas de diarréia causadas por microorganismos.
Infelizmente no Brasil, ainda há regiões em que muitas famílias não recebem água tratada e que também não tem esgoto. No meio rural o índice de pessoas que contraem essas doenças é alto, devido à possibilidade de contaminação bacteriana de águas que muitas vezes são captadas em poços velhos, que estão vedados de forma inadequada e próximos a fontes de contaminação como as fossas e áreas de pastagem ocupadas por animais.
Sendo a água essencial à vida, a proteção de contaminações no fornecimento desta deve ser prioridade de defesa. O melhor método de assegurar água adequada para o consumo consiste em formas de proteção, assim evitando-se contaminações de fezes animais e humanos, os quais contem uma grande variedade de bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Mas as falhas na proteção e no tratamento efetivo da água colocam a comunidade em risco de contrair doenças intestinais e outras doenças infecciosas.
Os riscos à saúde em relação com a água é dividido em duas categorias: riscos relativos à ingestão de água contaminada por microorganismos, através do contato direto ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico e os riscos derivados de poluentes químicos e efluentes de esgotos industriais.
As principais doenças transmitidas através da água são: diarréia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite e Esquistossomose.
A diarréia infecciosa geralmente é causada por bactérias que se encontram na água contaminada. A maioria das diarréias leves geralmente acaba sozinha, mas é preciso manter a pessoa hidratada, pois a