Estudo
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA
Estágio Supervisionado II – Prof. Paulo César Geglio
ALUNA: Iris Mônica S. Guedes
7º Período- Polo de Lucena
PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR
TEMA: A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS
E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NUMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
INTRODUÇÃO
Capacitar e incentivar os alunos a desenvolver o interesse e uma análise crítica da real situação acerca e da grande necessidade que existe em fazer uso da interdisciplinaridade, com o fim de aperfeiçoar habilidades na interpretação e facilitação na transmissão de conhecimentos.
É notório que no que diz respeito ao desempenho no exame nacional do ensino médio ENEM, tão temida redação não o é em vão, pois segundo especialista, analistas e professores ,afirma-se que os 50 piores desempenhos de escolas avaliadas, cerca de aproximadamente 95% ficaram com médias mais baixas quanto a redação foi considerada dentre as 10 piores, sendo considerada a matéria com nota mais baixa.
O que se torna um dado preocupante e alvo, de projetos interdisciplinares por vários ramos das ciências, a fim de promover o aprendizado não em apenas uma vertente, mas, um aprendizado para interpretação mais amplo e inclusivo.
Paralelamente a essa carência na interpretação e escrita, surge uma explosão de meios de comunicação utilizados pelos estudantes e que utilizam à escrita. Podem-se citar os blogs, wikis, grupos do facebook, são hoje ferramentas eletrônicas úteis para a construção de interação nas páginas web e de fácil manejo, que exige poucos conhecimentos técnicos, permite que os usuários editem seu conteúdo e interajam, de modo que tornou-se uma ferramenta que permite a interação dinâmica, simples e colaborativa entre alunos e professores, podendo ser um instrumento eficaz na interdisciplinaridade.
Podem-se conciliar essas inovações tecnológicas ao ensino das