estudo
Frevo de Bloco -Sua origem é atribuída às serenatas preparadas por grupos de rapazes animados, que participavam simultaneamente dos carnavais de rua da época. Sua orquestra é composta de pau e corda, com violões, banjos e cavaquinhos, entre outros. Nas últimas três décadas, observou-se a introdução de clarinete, seguida de uma parte coral integrada por mulheres.
Origem do Maracatu-Sua origem está relacionada às festas em honra dos Reis Magos que foram instituídas no Brasil pelos missionários catequistas, que encontraram aqui nações distintas que caracterizavam aquelas figuras da história do Nascimento de Jesus. Sendo assim, o maracatu surgiu a partir da criação da Instituição Mestra através da qual a Coroa Portuguesa “autorizava” os negros, escravos ou libertos, a elegerem seus reis e rainhas.
Origem dos Confetes-O Confete aparece pela primeira vez no carnaval de Roma sobre a forma de "confetti", ou "confeitos" de açúcar que as pessoas jogavam umas sobre as outras durante o corso nas ruas da cidade.O confete de papel (geralmente branco, dourado ou prateado) é noticiado pela primeira vez no carnaval de Paris, em 1892.
Origem das Serpentinas-Não se sabe ao certo a origem da Serpentina. As primeiras notícias sobre o uso dessa artefato carnavalesco vêm da Paris e informam que ela começou a ser usada em 1893, um ano depois do confete.A bobina é agora um pequeno rolo de papel fino, geralmente coloridos, utilizados durante as festas, especialmente o carnaval .
Origem das Máscaras de Carnaval-No começo, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, e representava deuses e espíritos. A máscara começou a ser utilizada como acessório de festa no Oriente, em danças e procissões, com a intenção de misturar o