Estudo
O estado neurológico é produto da vinculação e da sintonia entre mente e corpo. Quando é positivo, as capacitações de autoconfiança serão despertadas no leitor, alcançando o êxito, mantendo também o controle de suas condições fisiológicas, ou seja, descansando bem, alimentação suficiente, respiração, entre outros. Todos esses aspectos contribuem para o bom desempenho da leitura e maior obtenção de informações.
Ao contrário do que foi exposto acima, no estado neurológico negativo, o leitor sente-se paralisado, a sua representação interna de si mesmo é sempre pessimista, se sente frustrado, incapaz, angustiado e busca basicamente evitar o fracasso. Pouco se importa com condições fisiológicas, acarretando uma série de incômodos como cansaço físico e mental, nervosismo, tensão e outros. Desta forma, se o leitor se vê dessa maneira sobre si mesmo, ele não pode ser inteligente ou eficaz, se pensa ao contrário sobre sua própria pessoa, como Thekov mesmo disse “ o homem é o que acredita ser”.
O BOM ESTADO FÍSICO
Como o estudo intelectual é uma atividade psíquica, ela depende da saúde física e do bem estar. Para garantir um bom estado físico necessita-se criar hábitos: dormir de sete a nove horas por dia é um deles, pois é a forma mais natural de se recuperar e descançar do esgotamento mental e físico. A alimentação equilibrada rica em fósforo, cálcio e vitaminas é imprescindível, já que quando desiquilibrada provoca mau funcionamento tanto no cérebro, como no sistema nervoso. O relaxamento é outro ponto relevante para estudantes nervoso e preocupados já que restabelece a paz e o equilíbrio interno.
HIGIENE MENTAL E PSÍQUICA
Consiste nas condições físicas, mentais e psíquicas que visam facilitar o trabalho intelectual. O estado de ânimo do nosso corpo surge através da ativação de dois componentes: a representação interna, que tende a alcançar o êxito ou evitar o fracasso; e às condições fisiológicas e sua forma de uso. O bom estado