estudo
1 – Em 1930, Getulio Vargas assumiu o comando do governo brasileiro, que então tomaria novos rumos. Comente três mudanças: Política, social e econômica implementadas no Brasil pelo governo Vargas.
Política: a suspensão da Constituição, a dissolução do Congresso e a nomeação de interventores nos estados.
Social: a criação de canais de comunicação entre o governo e os trabalhadores, em especial com a criação do Ministério do Trabalho.
Econômica: a proteção aos produtores de café, por meio de um plano de compra e queima de estoques do produto pelo governo e, ao mesmo tempo, o estimulo à produção industrial, aumentando o consumo e substituindo as importações.
2 – No poder, Getulio Vargas procurou ganhar o apoio da classe trabalhadora. Para isso, promulgou uma legislação trabalhista que incorporava antigas reivindicações do movimento operário. Explique a política trabalhista de Getulio Vargas e sua contradição.
A política trabalhista do governo Vargas consistiu na incorporação de diversas reivindicações dos trabalhadores urbanos e na sua transformação em lei( a Consolidação das Leis trabalhistas _ CLT). Por essa política, ficou reconhecido o direito às férias, ao descanso remunerado, à aposentadoria, à jornada de oito horas diárias e ao salário mínimo.
Se de um Aldo reconhecia direitos, de outro a política trabalhista também procurava diminuir a autonomia das organizações dos trabalhadores e atrelar os sindicatos aos interesses do Estado, vinculando-se ao Ministério do Trabalho.
3 – A Constituição de 1934 introduziu varias mudanças no Brasil. Cite três medidas adotadas pela Constituição de 1934;
- a incorporação das leis trabalhistas;
- a centralização do poder Executivo federal e a conseqüente perda de autonomia por parte dos Estados;
- a manutenção da estrutura agrária do país.
4 – Cite as principais causas da Revolução de 1932;
- Perda do poder da oligarquia