Tomás de Aquino
Psicologia 2013/2
Professor: Silas Borges Monteiro
Aluna: Naane Ester Silva Almeida.
Filosofo Tomás de Aquino
Tomás de Aquino nasce em 1225 no castelo de Roccasecca, aos 5 anos inicia seus estudos na Abadia de Montecassino, entra para a Ordem dos Dominicanos em 1244, estuda em Paris até 1248, sob a orientação de Alberto Magno. Tomás falece a 7 de março de 1274, em Fossanova, e vem a ser canonizado pelo papa João XXII em 1323.
Se empenhou em ordenar o saberteológico e moral, principalmente o que recebeu através de seu mestre Alberto Magno. Em sua extensa obra, as mais importantes são: os Comentários
Sobre as Sentenças, redigidos entre 1253 e 1256; Os Princípios e as Questões Sobre a Alma; as Questões Diversas, começadas em 1263; e finalmente a Suma Teológica, considerada a mais célebre, embora não concluída.
O começo de partida do pensamento Tomista veio a ser na distinção aristotélica entre essência e existência. Para Aristóteles essa distinção é puramente conceitual, lógica, pois distingue entre as questões ‘’o que é um ser’’ e ‘’esse ser existe?’’ em resposta a primeira pergunta considera como essência, porém para ele essa definição não implica na existência.
Logo, Tomás, altera o conteúdo da filosofia aristotélica, evidenciando o fundamento a ideia da criação, sendo, apenas em Deus essa identidade entre essência e existência.
Na Suma de Teologia, Tomás parte do fato de que existemtrês maneiras diferentes do ser e da essência de Deus, sendo eles: Deus existe em si mesmo, é o princípio e o fim de todas as coisas, e, por isso, todas as criaturas procedem e dependem d’Ele, depois, Deus está presente através da sua graça na vida e atividade dos cristãos, dos santos; e finalmente, Deus está presente de um modo especial na pessoa de Cristo unido aqui realmente com o homem
Jesus, e operante nos sacramentos, que procede de sua obra redentora.
No cerne do seu pensamento, há a distinção entre a teologia