estudo
O algoritmo de ordenação bolha é simples de entendimento e de fácil implementação. Está entre os mais conhecidos e difundidos métodos de ordenação de arranjos, mas não é um algoritmo eficiente.
O princípio do bolha é a troca de valores entre posições consecutivas, fazendo com que os valores mais altos (ou mais baixos) "borbulhem" para o final do arranjo (por isso o nome Bubblesort).
Algoritmo de ordenação por seleção
O método de ordenação por seleção é levemente mais eficiente que o método da bolha. É um algoritmo que serve apenas para a ordenação de pequenos arranjos.
A lógica consiste em se varrer o arranjo comparando todos os seus elementos com o primeiro. Caso o primeiro elemento esteja desordenado em relação ao elemento que está sendo comparado com ele no momento, é feita a troca. Ao se chegar ao final do arranjo, teremos o menor valor ( ou o maior, conforme a comparação ) na primeira posição do arranjo.
Este primeiro passo nos garante que o menor elemento fique na primeira posição. Continuamos assim, a varrer os demais elementos, comparando-os com a segunda posição do arranjo ( já desconsiderando a primeira posição, que foi anteriormente ordenada em relação ao arranjo como um todo). Selecionar o menor elemento
Troca
O método da seleção somente é vantajoso quanto ao número de movimentos de registros, que é. Logo, ele deve ser usado para arquivos com registros muitos grandes, desde que o tamanho do arquivo não seja maior do que 1000 elementos.
Algoritmo de ordenação por inserção
O método de ordenação por inserção é o mais rápido entre os outros métodos considerados básicos – Bolha e Seleção.
A principal característica deste método consiste em ordenar o arranjo utilizando um sub-arranjo ordenado localizado em seu inicio, e a cada novo passo, acrescentamos a este sub-arranjo mais um elemento, até que atingimos o último elemento do arranjo fazendo assim com que ele se torne ordenado.