Biologia-Bacterias
B- A energia química utilizada é proveniente de reações químicas de oxidação de compostos minerais.
C- Tiobactérias ou sulfobactérias são bactérias que usam compostos à base de enxofre no lugar da água para sintetizarem compostos orgânicos
D- Os plasmídeos são pequenos fragmentos de DNA bacteriano de forma circular. Podem ser modificados por adição de novos fragmentos de DNA e são facilmente inseridos em bactérias, sendo utilizados para o transporte de DNA para o interior de células alvo.
E- As bactérias anaeróbias facultativas são assim chamadas porque tanto podem fazer respiração aeróbia - quando um ambiente tiver oxigênio - como respiração anaeróbia - caso falte esse gás.
F- Nas Bactérias Aeróbicas, o ATP é obtido com a reação química do Oxigênio (O2) e a Glicose (C6H12O6). Assim, desta reação teremos: H2O (água que será ou absorvida ou eliminada), CO2 (gás carbônico, que será eliminado) e ATP (energia, que será usada para todas as atividades da Bactéria – como a reprodução). As Bactérias Aeróbicas tem que ter o Oxigênio para obter a energia.
G- Os nitratos formados pelas bactérias nitrosas são liberados no solo e oxidados por outras bactérias quimiossintéticas chamadas nítricas (do gênero Nitrobacter).
H- No citoplasma bacteriano, existe DNA, ribossomos e grãos de glicogênio. A célula bacteriana é destituída de organelas típicas das células eucariotas, ou seja, não revelam orgânulos membranosos
I- As anaeróbias obrigatórias não possuem as enzimas adequadas para o aproveitamento do oxigênio e morrem na presença desse gás como é o caso do bacilo do tétano.
J- As bactérias que fazem quimiossíntese utilizam a energia química em vez de energia luminosa para a síntese das