estudo sobre a cal
A cal é usada desde a antiguidade, para unir e revestir as alvenarias, devido a plasticidade e durabilidade que a cal acrescenta às argamassas. Apesar de ser um material tão útil e conhecido, deve ser comprada e preparada com algum conhecimento para evitar problemas como rachaduras e desprendimento da argamassa. A argamassa mais comum utilizada na construção civil é feita com areia, água, cimento e cal hidratada. As proporções, conhecidas também como traço, destes elementos variam de acordo com a finalidade da argamassa. Exemplos: A argamassa para revestimento interno é diferente da argamassa para revestimento externo, a massa para assentar tijolo comum é diferente da massa para assentar azulejos cerâmicos.
Produção da cal
A cal não esta pronta na natureza. Sua produção começa com a extração de rochas calcárias, depois de extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico), conforme a equação química abaixo:
Para essa reação ocorrer à temperatura do forno da caieira, indústria produtora de cal, deve ser de, no mínimo, 850 °C, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900 a 1000 °C. Essa temperatura é garantida pela queima de um combustível, que pode ser: lenha (gasogênio), óleo combustível, gás natural, gás de coqueira, carvão e material reciclado.
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com H2O, com o seguinte desprendimento de calor, conforme equação abaixo:
+ 63.7kJ/mol de CaO + Aumento de Volume
A cal virgem pode ser usada na obra, mas para isso devemos deixar a argamassa de cal (cal+areia+água) descansar por 48 hs até ficar pronta para uso e adição do cimento. Devido a questão do tempo e do espaço no canteiro de obra, utilizamos cada vez menos a cal virgem e cada vez mais a cal hidratada.
Tipos