Estudo sobre os microcontroladores pic da família 16f84.
1. Entendendo os Microcontroladores
Estamos rodeados de aparelhos que possuem dentro de si um microcontrolador. São exemplos os vídeos cassetes, celulares, agendas eletrônicas, vários brinquedos, alarmes de automóvel, são apenas alguns exemplos mais comuns.
Basicamente o microcontrolador (anteriormente chamado de microcomputador de um só chip) é um componente que possui todos os periféricos dos microprocessadores comuns embutidos em uma só pastilha, facilitando assim o desenvolvimento de sistemas pequenos e baratos, embora complexo e sofisticados.
Um microcontrolador se caracteriza por incorporar no mesmo encapsulamento um microprocessador, memória de programa e dados e vários periféricos como temporizadores, “watchdog timers”, comunicacao serial, conversores Analógico/Digital, geradores de PWM, etc.
A estrutura genérica que se segue nos mostra os seus blocos básicos:
• Memória de programa (FLASH) - para armazenar o programa que se escreveu. Como a memória fabricada com tecnologia FLASH pode se programa e limpa mais que uma vez. ela torna-se adequada para o desenvolvimento de dispositivos.
• EEPROM - memória dos dados que necessitam de ser salvos quando a alimentação é desligada. Normalmente é usada para guardar dados importantes que não se podem perder quando a alimentação, de repente, “vai abaixo”. Um exemplo deste tipo de dados é a temperatura fixada para os reguladores de temperatura. Se, durante uma quebra de alimentação, se perdessem dados, nós precisaríamos de proceder a um novo ajustamento quando a alimentação fosse restabelecida. Assim, o nosso dispositivo, perderia eficácia.
• RAM - memória de dados usada por um programa, durante a sua execução. Na RAM, são guardados todos os resultados intermédios ou dados temporários durante a execução do programa e que não são cruciais para o dispositivo, depois de ocorrer uma falha na alimentação. PORTO A e PORTO B são ligações físicas