Trabalho Pic 16F
Automação Industrial - Microcontroladores
Aluno: Edmilson Motta Turma: 1002
Os microcontroladores PIC16F fabricados pela empresa Microchip são muito utilizados para desenvolvimento de projetos nos dias atuais, apesar de estarem a um bom tempo no mercado. Possuem arquitetura interna de 8 bits baseado em uma arquitetura HARVARD RISC modificada com apenas 35 instruções. Possuem memória FLASH, para armazenamento do programa, além de memória EEPROM integrada. Possui diversos periféricos integrados como: Timers/Counters, conversores A/D (10 bits), módulos PWM, comunicação serial (USART, I2C, SPI, USB…) entre outros. Estes microcontroladores podem ser aplicados em diversos segmentos da indústria, desde projetos simples com contadores/temporizadores, a projetos mais complexos para controle e interface com usuário. São microcontroladores interessantes para aprendizado e início de estudo sobre sistemas embarcados devido ao set reduzido de instruções e à grande quantidade de informações disponibilizadas na internet. Outra característica interessante para iniciantes são os encapsulamentos DIP, muitos comuns para esta família de microcontrolador, que auxiliam na construção de protótipos caseiros.
Características Elétricas:
Alimentação de 2 a 6Vcc, o mais comum é 5Vcc. Consumo de corrente entre 26µA a 2mA.
A corrente varia, pois o PIC tem um consumo diferente de acordo com a freqüência do clock e sua condução de funcionamento.
- Com clock de 4MHz ≅ 2mA;
- Com clock de 32 kHz ≅ 150µA;
- Em stand-by ≅ 70µA.
É bom lembrar que este é o consumo do PIC, caso tenhamos 4 Leds acesos em suas saídas e cada led consuma 10mA, deveremos somar 40mA para saber o consumo total de corrente e quanto a fonte deve fornecer. Normalmente uma fonte com o CI LM7805 é suficiente para a maioria dos projetos. Cada pino tem uma função, mas antes de falarmos deles individualmente, vamos ver as duas portas que ele apresenta. Mas, você pergunta: o que é porta (é o