microcontroladoes

2901 palavras 12 páginas
MICROCONTROLADORES
PIC 16F

1. INTRODUÇÃO
A eletrônica nos dias de hoje não pode ser imaginada sem os microcontroladores. Tudo aquilo que no passado, ainda não muito distante, era projetado com lógica combinatória ou sequencial é hoje realizado com um único circuito integrado, que executa um programa, que faz exatamente aquilo que se pretende.
Os microcontroladores são circuitos integrados que possuem num único dispositivo todos os circuitos necessários para realizar um completo sistema programável, logo, para serem utilizados, necessitam de ser programados.
Diferenciam-se uns dos outros, essencialmente, pela capacidade e tipo de memória
(programa e dados), velocidade de processamento, número de pinos de entrada/saída (I/O) e periféricos.
Existem diferentes fabricantes de microcontroladores, como: Microchip, Motorola, Atmel, Holtek, Cypress, Intel, etc.
Os microcontroladores PIC são produzidos pela Microchip Technology Inc.
(www.microchip.com) e estão disponíveis numa ampla gama de modelos para melhor se adaptarem às necessidades dos projetos.
Uma descrição detalhada da tipologia dos PICS está disponível no site da Microchip, onde também se encontra abundante informação técnica, ferramentas de software, exemplos de aplicações, entre outras, de utilização livre.
Os microcontroladores mais recentes deste fabricante podem ser programados sem serem retirados do circuito onde estão aplicados (In-Circuit Serial Programming - ICSP).
Utilizando-se microcontroladores é possível em pouco tempo e com poucos componentes projetar de simples a complexos sistemas com a vantagem de os mesmo serem programáveis.
Os microcontroladores PIC têm como periféricos: timers, watchdog, contadores, módulo CCP (Capture, Compare e PWM), ADCS, comparadores analógicos, oscilador interno, entre outros.

2. PINOUT
Encapsulamento DIP

3. MEMÓRIA DE PROGRAMA
A memória de programa é implementada usando tecnologia FLASH (EEPROM), o que torna possível programar o

Relacionados

  • Dispositivo de comunicação alternativa para pessoas com paralisia cerebral.
    2380 palavras | 10 páginas