ATPS Sistemas Microprogramados
ETAPA 1
AULA TEMA: ESTRUTURA INTERNA DO PIC 16F84. MEMÓRIA DE PROGRAMA E MEMÓRIA DE DADOS. REGISTRADORES.
Relatório Técnico 1: Estudo sobre os microcontroladores PIC da família 16F84.
MICROCONTROLADOR PIC16F84:
O PIC 16F84 pertence a uma classe de microcontroladores de 8 bits, com uma arquitetura RISC.
O PIC 16F84 possui quatro fontes de interrupção:
1- Fim de escrita na EEPROM.
2- Interrupção em TMR0 causada por transbordo do temporizador.
3- Interrupção por alteração nos pinos RB4, RB5, RB6 e RB7 do porto B.
4- Interrupção externa no pino RB0/INT do micro controlador.
Blocos Básicos:
- Memória de programa(FLASH): para armazenar o programa que se escreveu. Ela torna-se adequada para o desenvolvimento de dispositivos, porque é fabricada com tecnologia FLASH e pode ser limpa mais que uma vez.
- EEPROM: memória dos dados que necessitam de ser salvaguardados quando a alimentação é desligada. Normalmente é usada para guardar dados importantes que não se podem perder quando a alimentação, de repente vai abaixo. Um exemplo deste tipo de dados é a temperatura fixada para os reguladores de temperatura.
- RAM: memória de dados usada por um programa, durante a sua execução. São guardados todos os resultados intermédios ou dados temporários durante a execução do programa e que não são cruciais para o dispositivo, depois de ocorrer uma falha na alimentação.
- PORTO A e PORTO B: são ligações físicas entre o microcontrolador e o mundo exterior. O porto A tem cinco pinos e o porto B oito pinos.
- CONTADOR / TEMPORIZADOR: é um registro de 8 bits no interior do microcontrolador que trabalha independentemente do programa. No fim de cada conjunto de quatro ciclos de relógio do oscilador, ele incrementa o valor armazenado, até atingir a valor máximo(255), nesta altura recomeça a contagem a partir de zero.
- UNIDADE DE PROCESSAMENTO CENTRAL: faz a conexão com todos os outros blocos do microcontrolador. Ele coordena o trabalho dos outros blocos e