Relatório Técnico 01: Estudo sobre os microcontroladores PIC da família 16F84.
Quantidades de memória.
R O pic 16F84A possui apenas 1K (000 até 3FFh). Qualquer referência a outras posições de memória serão deslocadas para este bloco de 1K. No reset do PC ele aponta para o endereço 000 e ao atender uma interrupção o PC é carregado com o endereço 004h.
Tipos de memórias existentes.
R a) Memória de programa – devido a estrutura Havard ela pode ter palavras de 12,14ou 16 bits, esta área reservada do microcontrolador é onde será gravado o programa de controle do mesmo ,em alguns modelos temos uma eprom, no CI em estudo a memória é do tipo FLASh, o que permite gravar e apagar cenetenas de vezes esta memória, tornando-se o CI mais indicado para o desenvolvimento de sistemas.
b) Stack (pilha) : local separado da memória de programa para salvar endereços do PC, para o qual o programa principal retornara após executar interrupções ou subrotinas que forem chamadas. O stack salva só o endereço de retorno, as condições do microcontrolador tem que serem tratadas pelo usuário. c) Memória de dados : nada mais é do que uma área de RAM , utilizada para guardar as variáveis e registradores usados pelo sistema microcontrolado, no PIC esta área é separada em bancos de memória.
d) SFR (special function registers – registros especiais de controle) : são usados pela CPU e ou periféricos para controlar o funcionamento do chip conforme o desejado. Se dividem em 2 tipos , controle e uso da CPU e controle e uso dos periféricos. São lidos e escritos tanto pelo usuário como pelo hardware, ocupam espaço na RAM, e podem estar em um ou em ambos os bancos de memória, e são acessados através de seu endereço.
e) Registradores de uso geral : área destinada ao armazenamento de variáveis definidas pelo usuário, para serem escritas ou lidas pelo programa. O tamanho desta área de RAM depende do PIC usado.
f) EEPROM : alguns PIC possuem esta memória especial não volátil, que podemos