Estudo Pra Prova Socio
a) Wilhem Dilthey (1833-1911) contrapôs a razão cientifica a razão histórica a ideia de que a compreensão do sentido sempre arraigado a uma visão de mundo (relativismo) e a um ponto de vista (perspectivismo)
b) Positivistas x marxistas (O idealismo dá a história)
c) Para o positivismo, a história é o processo universal de evolução da humanidade, o cientista percebe o método comparativo capaz de aproximar as sociedades de todos os tempos e lugares, a história particular de kda soci desaparece.
Para o idealismo, a pesquisa de cunho histórico é essencial para a compreensão das sociedades. Com essa pesquisa compreende-se as contradições sociais de gênese, não de estágios de evolução.
d) Idealismo alemão: A razão histórica, ou seja a verdade é construída no tempo. Cada sociedade é particular e única.
e) O pensamento alemão voltou-se para o reconhecimento das diversidades da vida social, enquanto o francês e inglês valorizou a universidade
f) Método compreensivo: “Visa a recuperação do sentido arrogado combina perspectivas históricas (respeita as particularidades) e sociológica (ressalta elementos mais gerais de cada fase do processo histórico) ela não explica os fatos.
g) Sociologia “a ciência que pretende entender interpretando-a, a ação social, para dessa maneira explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
h) Ação social: Conduta (ato, permissão, omissão) dotada de um significado subjetivo, dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação passada presente ou futura de outro ou de outros que por sua vez podem ser indivíduos indeterminados e completamente desconhecida
1. Ação Racional: guiada por um valor de ordem ética, estética ou religiosa.
2. Reação a fins
3. Ação racional com relação de valores
4. Ação afetiva: Resultante das pulsações e paixões.
5. Ação tradicional: orientada pelo costume, tradição ou atos familiares.
i) Tipo ideal “Recurso metodológico utilizado e elaborado pelo