Estudo Pesquisa Social
a. Qual a utilidade da pesquisa para o Serviço Social
R=
Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais.
b. Qual a importância da pesquisa e da produção do conhecimento cientifico para o Serviço Social e para a atuação profissional do assistente social a produção do conhecimento cientifico para os assistentes sociais é muito importante, pois é através dessa que a profissão se consolida diantes de um projeto ético politico
. Contudo, a produção de conhecimento científiconesse campo, se mostra de fundamental importância uma vez que é através delaque a profissão se consolida diante de um projeto ético-politico.Buscamos entender o avanço da pesquisa como fundamento para aevolução do pensar racional humano, para depois, adentrarmos no desenvolvimentodo Serviço Social como profissão destacando sua historia dentro do cenário político-social brasileiro. Entendendo o histórico profissional, discorremos então sobre apeculiaridade da pesquisa no Serviço Social, abrangendo as singularidades entreteoria e pratica e como as categorias interferem nesse oficio.
2) Tipo de pesquisa
a. As formas de classificação da pesquisa cientifica (por exemplo qualitativa e quantitativa)
b. Os tipos de pesquisa científica e sua aplicação (alguns exemplos são: pesquisa bibliográfica, pesquisa ação, estudo de caso, entre outros)
i. O que é
ii. Quando deve ser utilizada
iii. Vantagens e desvantagens
iv. Principais características 3) Citações e referências – como devem ser feitas as citações (diretas e indiretas) e como devem ser indicadas as referências na